COMPETÊNCIAS
A necessidade de avaliar o valor de aprendermos algo é uma meta-competência que é aplicada ainda antes da aprendizagem propriamente dita ter início.
Quando o conhecimento existe em grande abundância e quando a informação cresce exponencialmente, por vezes temos que agir sem que isso envolva uma aprendizagem pessoal, sendo necessário proceder a uma avaliação muito mais rápida, mobilizando informação que não está presente no nosso conhecimento primário.
meta-competências e o tomar de decisões
A habilidade de estabelecer distinções entre o que é importante e o que não é torna-se vital, num mundo assoberbado por informação. Deste modo, também é crítica a capacidade de reconhecer quando a nova informação altera a forma como certas decisões foram tomadas no passado.
"Num tempo em que as circunstâncias mudam rapidamente, em que tudo se relaciona com tudo, em que o fluxo de informação é muito superior ao que podemos apre(e)nder, a adaptabilidade, a capacidade de reconhecer alterações nos padrões e proceder a reajustamentos, de formar conexões entre comunidades especializadas, de criar padrões de informação úteis a partir de uma variedade de fontes de informação são aspectos essenciais para a aprendizagem."
(Siemens, 2004)
A capacidade de sintetizar e reconhecer conexões e padrões é uma competência muito valiosa.
O tomar de decisões é, em sim mesmo, um processo de aprendizagem. Escolher o que aprender e o sentido da informação que nos chega é visto através da lente de uma realidade em permanente transformação. A nossa capacidade para aprender, o que precisamos para amanhã é mais importante do que aquilo que sabemos hoje e é por isso que o verdadeiro desafio para qualquer teoria da aprendizagem é ativar o conhecimento no ponto de aplicação.