top of page

2010 - present

2010 - present

TECNOLOGIA

Um dos princípios do Conectivismo é o de que a aprendizagem pode residir em dispositivos não humanos.

A capacidade para aprender reside nas conexões que estabelecemos com pessoas e informação, frequentemente mediadas ou facilitadas pela tecnologia.


A importância da mudança do saber interno para o saber externo é evidenciada, segundo Siemens, pelo desenvolvimento da Internet como estrutura conectada, permitindo o desenvolvimento do conhecimento e da aprendizagem, e não apenas de dados e de informação.

Muitos dos processos anteriormente descritos pelas teorias da aprendizagem podem agora ser apoiados (carregados/descarregados) e suportados pela tecnologia. Segundo Siemens, aquelas teorias não respondem à forma como a aprendizagem ocorre no exterior do indivíduo, ou seja, no conhecimento armazenado e manipulado pela tecnologia.

A tecnologia está a reescrever os nossos cérebros. As ferramentas que usamos definem e moldam o nosso modo de pensar e agir.

É por isso que está a ocorrer uma mudança de paradigma. Ao "saber como" e ao "saber que" deve agora juntar-se "saber onde" encontrar o conhecimento necessário a cada indivíduo.

O Conectivismo concentra-se na inclusão da tecnologia como parte da nossa distribuição de cognição e de conhecimento. O nosso conhecimento reside nas conexões que criamos, seja com outras pessoas, seja com fontes de informação, como bases de dados.

e dispositivos não humanos

bottom of page